Fritjof Capra no Roda Viva

Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8

Fritjof Capra é um físico teórico nascido na Áustria que, em meados dos anos 70, optou por largar o método cartesiano das ciências exatas para trabalhar com a espiritualidade. Mas não uma espiritualidade relacionada à religiões, mas sim, à ecologia e o  bem-estar social. Bem-estar entre os humanos esse que, segundo Capra, é dicotômico ao modo cartesiano – que mecaniza o tempo e as relações humanas – de pensar e agir. Ainda assim, Capra tenta mixar seus conhecimentos herdados pela física com uma visão ecológica, chegando a abranger assuntos que englobam história e física quântica.

Fritjof ganhou reconhecimento no Brasil ao lançar obras, que hoje são consideradas clássicas, como “O Tao da Física” e “O Ponto de Mutação“; este inclusive, chegando a receber uma versão cinematográfica dirigida por seu irmão em Mindwalk. No programa Roda Viva – exibido no ano de 2005 – Capra abordou aspectos referentes à ecologia e qual a nossa responsabilidade perante a sustentabilidade, chegando inclusive, a tocar em assuntos políticos.

Para os que se interessam pelas idéias do pensador ou por sustentabilidade, a entrevista é sem dúvidas um momento de reflexão interessante, pois não há tom de auto-ajuda, mas sim, de conscientização do nosso papel frente à sociedade.

Por Italo Lins

Advertisements

One thought on “Fritjof Capra no Roda Viva

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s