Problema físico

tumblr_lg7iv3nw9m1qbw8y4o1_500

Tem alguns dias que parece que as coisas não existem. O que se vê são coincidência de fumaça e encostar vai fazê-las desintegrar. Parece que o tempo passa com uma faca, marcando o corpo. Falta força para levantar os braços e as pálpebras e é difícil articular uma frase. Mais difícil ainda proferir.

Imagino que seja um problema físico. Nesses dias, o Sol aumenta sua potência de fissão e fusão nuclear, gerando mais energia – que é igual à massa. Mais energia, mais massa, mais gravidade, mais peso, menos energia. Menos energia para levantar os braços ou as pálpebras. Se em pé, o sangue demora mais e chega menos no cérebro, dificultando o raciocínio e, embora abrir a boca seja mais fácil, há de se economizar energia, pois com a mandíbula com ene vezes seu peso normal, não é fácil de fechar. O peso nos ombros é maior, mais cansaço. Mais cansaço, menos sangue, mais gravidade, menos energia, mais energia, mais massa. É tudo físico.

Há quem tente explicar isso por caminhos mais fantasiosos. Dizer que é uma melancolia, talvez mesmo falar em alma. Apelar para a metafísica. Mas esse é um modo claramente escapista de encarar o mundo. É apenas um problema físico.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s